13.6.08

Sr. Ouvidor. Não fale, apenas ouça.

Fugindo ao costume de escrever à noite, este post foi feito logo pela manhã após ouvir declarações risíveis do novo Ouvidor da BHTRANS (empresa que controla o trânsito em Belo Horizonte), cujo nome não me vem à memória.
Em entrevista à rádio Band News FM local, o ouvidor disse duas pérolas:

1- A BHTRANS não é responsável pelos problemas de trânsito de Belo Horizonte. (!!!???)

2- A imprensa dedica uma página para reclamar do trânsito, mas seis páginas para "vender carros". (!!!???)

Quanto à primeira assertiva, presumo que o Ouvidor esclareceu as dúvidas dos cidadãos de Belo Horizonte, já que deixou patente que a BHTRANS é responsável somente pela aplicação de multas, onde os fiscais que atingirem a meta de 18 (dezoito) multas por dia ganham um dia de folga extraordinária. Por outro lado, se a BHTRANS não existe para solucionar os problemas de trânsito, qual a razão de sua existência? Mal utilizar o dinheiro do contribuinte?

Quanto à segunda afirmação, esquece-se o Ouvidor que a imprensa vende anúncios para poder fazer frente aos seus custos e gerar lucro, como qualquer empresa? Tal afirmação, somada à outra que ouço diariamente na mesma rádio de notícias, de que "Segundo a BHTRANS, o trânsito está retido devido ao grande número de veículos nas ruas", me fez compreender que, para a BHTRANS, os culpados do caos no trânsito são os veículos! Acabem com os veículos que o trânsito melhora!

Ora, ora! Senhor Ouvidor, não seria o caos no trânsito decorrente da falta de uma política decente de transporte público, onde a BHTRANS tem fundamental papel para sua implementação? Não seria o caos no trânsito decorrente da falta de planejamento viário e semafórico, onde também a BHTRANS tem papel fundamental? Não seria o caos no trânsito decorrente da falta de destinação correta do dinheiro arrecadado com as milhares de multas diárias, dinheiro este que a BHTRANS ajuda a destinar?

Não, não, meus senhores. Para a BHTRANS, o problema do trânsito é o trânsito! Acabe com ele e acabarão os problemas. Acabam-se os problemas e a BHTRANS passará a ser o que - parece - mais deseja sua direção, que se esforça desde sempre, através de sua falta de atitudes concretas, para isso: Um local onde se ganha o salário sem trabalhar, sem pensar em soluções. Como acontece com a grande maioria dos órgãos ligados ao poder público.

Senhor Ouvidor, aceite meu conselho: Ouça mais e fale menos.

3.6.08

Telhados de cristal

Lembram do caso Max Mosley e sua orgia com motivos nazi-sadomasoquistas? Pois é. Pelo menos junto à FIA o caso está solucionado, ficando pendentes apenas as ações judiciais de Max Mosley contra o tablóide News Of The World (iniciais maiúsculas porque o jornal é conhecido como NOTW). A fia aprovou uma "moção de confiança" ao seu presidente, que sai extremamente fortalecido politicamente e vê seu desafeto da vez, o agora ex-parceiro Bernie Ecclestone, enfraquecido.
O voto dos que poderiam derrubar Max - assim como ocorreu no caso Renan Calheiros - foi secreto, o que explica a não derrocada do homem forte da Fórmula 1. Explica porque, assim como no caso Renan, todos ali têm seu suntuoso telhado feito do mais fino cristal.
Nelson Piquet disse algo mais ou menos assim a respeito do episódio envolvendo Max: "Estou decepcionado com o Max... decepcionado porque fez uma festa dessa e não me convidou. Todo mundo na Fórmula 1 faz dessas coisas (orgias)."
Porém o "tema" da orgia foi um campo de concentração...
O que Max fez de ilícito foi trair sua família, e isso se resolve no âmbito familiar e judicial, na vara de família.
Não estou defendendo o que Max Mosley fez, mas também não posso dizer que cometeu um crime. Suas perversões sexuais, realizadas com ajuda de profissionais, a despeito de o exporem a uma situação constrangedora, não podem ser tratadas como crime, porque não houve qualquer lesão a direito de terceiros, somente ao próprio Max. Mas Max foi julgado por, numa "festinha" privada, ter ferido direitos dos Judeus, ainda que a orgia tivesse sido realizada sem a presença de qualquer judia e privadamente.
E o Ronaldo, hein? Agrediu algum grupo gay ao ter contratado os travestis e os dispensado pagando o programa? E se não os tivesse dispensado? Teria ferido os direitos dos homossexuais? Qual a diferença entre o que Ronaldo e Max fizeram? Só o tema.
No fundo os mais prejudicados foram eles próprios.
O fato é que o que é privado vai se tornando público com cada vez mais frequência. E o que não é crime vai assim se constituindo perante uma opinião pública que leva a bandeira do lema "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço". E quando os frágeis representantes dessa opinião pública têm a chance de votar secretamente, sabendo inclusive que cedo ou tarde poderão estar sob a mira de uma artilharia de flashes... ABSOLVA-SE!!!!