24.3.08

Geni Bueno

Estou, no momento em que escrevo, me preparando para acompanhar o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1. Tenho duas alternativas para ver a corrida e quatro alternativas para ouvir a narração. Explico: Posso ver o GP pela Globo e pelo SporTV e posso ouvir o narrador "de sempre" Galvão Bueno, posso ouvir o narrador escalado pelo SporTV e posso ouvir pelo rádio, na Band News FM e na Jovem Pan.
Dentre todas as alternativas, adianto que vou ficar com o tradicional duo Globo-Galvão. Não que não goste dos outros, mas a despeito dos erros da figura que narra todas as competições relevantes (e algumas irrelevantes) transmitidas pela Globo - erros aos quais estão sujeitos todos os que narram ao vivo -, eu não julgo ser o Galvão um locutor tão ruim quanto seus detratores o pintam. Entre erros e acertos, tem mais acertos na minha conta.
Claro que vão dizer que ele fala muita besteira, que ele é ufanista, que às vezes quer adivinhar o que está acontecendo, que gosta de dizer que circula nos meios políticos-desportivos, etc... Mas pergunto: Os outros também não fazem o mesmo, em maior ou menor intensidade? Será o Galvão tão ruim assim? Por que desperta tamanha repulsa? Deve ser porque não é "expert" em tudo o que narra.
O Brasil, terra dos "experts" - dos pilotos de Fórmula 1 sem carteira de habilitação; dos técnicos e jogadores de futebol da peladinha do fim-de-semana; dos levantadores e atacantes da seleção de vôlei da festa de confraternização da empresa; dos ginastas que não sabem dar cambalhotas; dos iatistas que não sabem nadar ou dar nós; do doente que acha que sabe mais que o médicos e se automedica; dos blogueiros (eu inclusive) que se acham escritores, cronistas e analistas políticos, culinários, esportivos e etc -, não admite que se erre em rede nacional. Assim como os torcedores "pachecos" dos brasileiros em todos os esportes não aceitam o que eles chamam de "ufanismo" do locutor oficial global. E os torcedores de times - que perderam, claro - que reclamam que o narrador estaria torcendo para o outro time.
O brasileiro é um povo esquisito. Ninguém assite novelas, BBB, Faustão, Gugu, Sérgio Mallandro, Silvio Santos, Raul Gil, Gilberto Barros, Luciana Gimenez e outros. Pergunto então eu: Por que esses artistas estão há tanto tempo em nossas telas e ganhando tanto? E pergunto ainda: Por que todo mundo sabe o que acontece na novela, quem são os BBBs, quais os convidados do Faustão e do Gugu, as pegadinhas do Sérgio Mallandro, as besteiras que a Luciana Gimenez fala, etc. se ninguém assiste? "Ah, é porque eu estava "zapeando" e parei no canal..."
Sei, sei...
E da mesma forma que ocorre com os artistas citados há pouco, todo mundo, no final das contas, acaba sempre ouvindo o Galvão.
Torço para que um dia esse esporte tão brasileiro, o "Jogar Coisas na Geni" seja reconhecido como esporte olímpico e narrado pelo Galvão Bueno, a Geni da locução esportiva.

3 Comentários:

Às 4:34 PM , Blogger Elisandra Amâncio disse...

Olá, tinha um tempão que não passava por aqui. Pura falta de tempo. Vejo que também deve estar bem atarefado. Então... seguindo sua sugestão de quase dois anos atrás fiz um outro blog, mais jornalístico (ou não). Depois passe por lá ok? Chama-se Verdadeiro Jornalismo. Tenho três, aquele antigo Diário de Bordo, praticamente está abandonado. Muita coisa para fazer... aí já viu. Passe por lá ok? Abs.

 
Às 2:25 PM , Blogger Elisandra Amâncio disse...

Véio... pois é, sobre essa questão da F-1, geralmente assisto com o duo Globo-Galvão, mas confesso que já fiz o teste para assistir pela Globo e ouvir a narração pela CBN e gostei bastante do resultado... Depois faz o teste e me conta.

Sobre a Mônica, tb duvido que vá ajudar em alguma coisa no turismo brasileiro, mas postei, pq além de adorar a Turma da Mônica (acho que serei uma eterna criança...rs) gosto mto das coisas que envolvem o Maurício de Sousa. bjs.

 
Às 8:27 PM , Anonymous Anônimo disse...

Eu normalmente vejo com o Galvão mesmo, mas as adivinhações dele e o fato de ele achar que sabe tudo realmente irrita às vezes.

Rola uma prepotência, que pode ser vista em vídeos do youtube, onde ele xinga o Pelé e o Arnaldo Cézar Coelho. =)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial