29.7.06

Você não sabe que tudo o que pobre faz incomoda?

A frase título acabou de ser dita pela minha mulher. Víamos um programa na TV a cabo, que mostrava crianças brincando numa praça no Canadá. Pulando os jatos de água de uma praça-fonte, cujo "esguicho" ficava abaixo do nível do solo. A fonte tinha um temporizador, que esguichava a água e depois de um breve período, parava. E assim sucessivamente. As crianças faziam uma espécie de "roleta paulistana" com a água. Esperavam começar os esguichos e iam pulando um a um, até que suas pernas se molhassem. Igualmente, temos exemplos de tantos outros países onde as praças servem à diversão da população, especialmente das crianças.
Aqui no "Impávido Colosso" as praças são espaços restritos aos cães. Não estou pegando no pé dos animais, a despeito de ter falado deles no post anterior. Nada disso. É que raramente vemos nas praças crianças brincando, parecendo que tais espaços são feitos para serem pista de exercício de cães ou podem ser utilizados apenas por adultos que precisam fazer sua caminhada.
As crianças ricas, ou de classe média, brincam com videogames. Quando muito brincam nos playgrounds do condomínio, ou em clubes, ou em escolinhas de futebol, ou em escolas de circo, ou em escolas disso, escolas daquilo... Será que realmente brincam?
Bom, voltando ao assunto do post, quando há crianças brincando na praça, jogando futebol, com gols demarcados por um par de chinelos, empinando pipas, correndo de um lado a outro, estas são crianças pobres, que rapidamente são expulsas pelos olhares de reprovação e murmúrios dos "donos" da praça ou mesmo por alguma "autoridade".
Por que são expulsas? Deve ser porque tudo o que pobre faz incomoda...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial